Show simple item record

Discurso y práctica pedagógica en contextos de alto rendimiento escolar;
Discurso e prática pedagógica em contextos de alto rendimento escolar

dc.creatorVillalta Páucar, Marco Antonio
dc.creatorPalacios Díaz, Diego
dc.date2018-05-17
dc.date.accessioned2020-07-09T21:13:16Z
dc.date.available2020-07-09T21:13:16Z
dc.identifierhttp://revistas.uach.cl/index.php/estped/article/view/2515
dc.identifier10.4067/S0718-07052014000300022
dc.identifier.urihttps://revistaschilenas.uchile.cl/handle/2250/139038
dc.descriptionThe aim of this paper is to analyze the relationship between the speech on teaching practice and the actual practice of teachers in educational institutions of high performance and low socioeconomic status in Santiago de Chile. A descriptive study of mixed methodology is implemented, with semistructured interviews of nine teachers, and film analysis of 34 hours of classes. There is coherence between the speech referred to the institutional context and the type of intervention by the teacher, yet there is a gap between the speech on teacher-student interaction and the type of intervention with their in class.en-US
dc.descriptionEl objetivo del artículo es analizar la relación entre el discurso sobre la práctica pedagógica y la práctica real en sala de clases de los profesores en establecimientos educativos de alto desempeño y bajo nivel socioeconómico de Santiago de Chile. Se implementa un estudio descriptivo de metodología mixta, entrevistas semiestructuradas a nueve docentes, y análisis de filmación de 34 horas de clases. Se encuentra coherencia entre el discurso referido al contexto institucional y el tipo de intervención del profesor, y desfase entre el discurso sobre la interacción profesor-estudiante y el tipo de intervención con ellos en la clase.es-ES
dc.descriptionAnalisa-se a relação entre o discurso sobre a prática pedagógica e a prática real dos professores em sala de aula, em estabelecimentos educativos com alto desempenho e baixo nível socioeconômico, em Santiago do Chile. Desenvolve-se um estudo descritivo com metodologia mista, com entrevistas semiestruturadas com nove docentes e análise da filmagem de 34 horas das aulas dos mesmos. Encontra-se coerência entre o discurso do contexto institucional e o tipo de intervenção do professor e uma defasagem entre o discurso sobre a interação professor-aluno e sobre o tipo de intervenção com os alunos em aula.pt-BR
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad Austral de Chile, Facultad de Filosofía y Humanidades.es-ES
dc.relationhttp://revistas.uach.cl/index.php/estped/article/view/2515/2871
dc.relationhttp://revistas.uach.cl/index.php/estped/article/view/2515/3484
dc.rightsDerechos de autor 2014 Estudios Pedagógicoses-ES
dc.sourcePedagogical Studies; Vol. 40 Núm. 2 (2014); 373-389en-US
dc.sourceEstudios Pedagógicos; Vol. 40 Núm. 2 (2014); 373-389es-ES
dc.source0718-0705
dc.source0716-050X
dc.titleDiscourse and Pedagogical Practice in High-performance School Frameworksen-US
dc.titleDiscurso y práctica pedagógica en contextos de alto rendimiento escolares-ES
dc.titleDiscurso e prática pedagógica em contextos de alto rendimento escolarpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion


This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record