Show simple item record

Cine indígena: de objeto a sujeto de la producción cinematográfica en Brasil;
Cinema indígena: de objeto a sujeito da produção cinematográfica no Brasil

dc.contributoren-US
dc.contributores-ES
dc.contributorpt-BR
dc.creatorMacedo Nunes, Karliane
dc.creatorIzidoro da Silva, Renato 
dc.creatorde Oliveira dos Santos Silva, José
dc.date2018-07-01
dc.identifierhttp://polis.ulagos.cl/index.php/polis/article/view/1044
dc.identifier10.32735/S0718-6568/2014-N38-1044
dc.descriptionBased on cultural studies, this article refers to a cinematographic production experienced by a group of Sateré Mawé youngsters, inhabitants of the brazilian Amazon. We tried to set this experience in a broader historical and political context of indigenous cinema. We discuss the main features corcerning brazilian cinema during the twentieth century and its relationship to nationalist movements in the building of indigenous people image. We focused on Cinema Novo as a break with Hollywood standards, working with the assumption of it as an ideological and epistemological basis for the future emergence of Indigenous Cinema. We specially emphasized the indigenous cinema on America, concerning to questions related to national identity, within culture politics of the national States which directly affect ethnic diversity in their territories. In this context, we discuss the “Cineastas Indígenas” project, realized by the NGO “Video nas Aldeias” as an important theoretical and methodological tool, that must be transformed and multiplyed.en-US
dc.descriptionEn base a los estudios culturales, este artículo reflexiona sobre la experiencia de la producción de la película con un grupo de jóvenes de etnia Sateré-Mawé, habitantes de la Amazonia brasileña. La experiencia se localiza en un contexto histórico y político más amplio del cine indígena. Se discuten las principales características del cine brasileño en el siglo XX y su relación con los movimientos nacionalistas en la construcción de la imagen del indígena. Se centra en el Cinema Novo como una ruptura con los estándares de Hollywood de la industria cinematográfica brasileña en la época del neorrealismo italiano y de la Nouvelle Vague francesa, en la hipótesis historiográfica y epistemológica de preparación de una base ideológica y metodológica para la futura aparición del cine indígena. No se pierde de vista el cine y el cine indígena en el continente americano, principalmente de cara a los problemas de la identidad nacional, en medio de las políticas culturales de los Estados nacionales que afectan directamente a la diversidad étnica en sus territorios. Sobre la base de este marco, se procede a una comprensión del proyecto “Cineastas Indígenas” de la ONG “Video en las Aldeas” como un dispositivo teórico y metodológico a ser multiplicado y transformado.es-ES
dc.descriptionBaseado nos Estudos Culturais, o presente artigo reflete sobre uma experiência de produção cinematográfica junto a um grupo de jovens da etnia Sateré-Mawé, habitante da Amazônia brasileira. Localizamos a experiência em um contexto histórico e político mais amplo do Cinema Indígena. Abordamos as principais características do Cinema Brasileiro no decorrer do século XX e sua relação com movimentos nacionalistas na construção da imagem do índio. Focamos o Cinema Novo como uma ruptura com os padrões hollywoodianos da indústria cinematográfica brasileira da época a partir do neorrealismo italiano e da Nouvelle Vague francesa, na hipótese historiográfica e epistemológica de preparação de uma base ideológica e metodológica para a emergência futura do Cinema Indígena. Não perdemos de vista o Cinema e o Cinema Indígena nas Américas, principalmente em face das problemáticas relativas à identidade nacional no bojo das políticas culturais dos Estados nacionais que afetam diretamente a diversidade étnica em seus territórios. Com base nesse contexto, prosseguimos com uma compreensão do projeto “Cineastas Indígenas” da ONG “Vídeo nas Aldeias” enquanto um dispositivo teórico e metodológico a ser multiplicado e transformado.pt-BR
dc.formatapplication/pdf
dc.languagespa
dc.publisherUniversidad de los Lagoses-ES
dc.relationhttp://polis.ulagos.cl/index.php/polis/article/view/1044/2007
dc.relationhttp://polis.ulagos.cl/index.php/polis/article/view/1044/2008
dc.rightsCopyright (c) 2018 Polis Revista Latinoamericanaes-ES
dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0es-ES
dc.sourcePolis (Santiago); Núm. 38 (2014): Pueblos indígenas y descolonizaciónen-US
dc.sourcePolis (Santiago); Núm. 38 (2014): Pueblos indígenas y descolonizaciónes-ES
dc.sourcePolis (Santiago); Núm. 38 (2014): Pueblos indígenas y descolonizaciónpt-BR
dc.source0718-6568
dc.source0717-6554
dc.subjectnational cinema; cultural studies; Sateré-Mawé; indigenous cinemaen-US
dc.subjectcine nacional; estudios culturales; Sateré-Mawé; cine indígenaes-ES
dc.subjectcinema nacional; estudos culturais; Sateré-Mawé; cinema indígenapt-BR
dc.titleIndigenous cinema: From object to subject of film production in Brazilen-US
dc.titleCine indígena: de objeto a sujeto de la producción cinematográfica en Brasiles-ES
dc.titleCinema indígena: de objeto a sujeito da produção cinematográfica no Brasilpt-BR
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/article
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.typees-ES


This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record